O Residencial Aldeia do Vale é reconhecido por suas belezas e por sua preocupação com a natureza. Para que isso seja mantido, aliado ao bem-estar e boa convivência de todos, é preciso cuidar do lixo que produzimos. Por isso, o Núcleo de Meio Ambiente da Saalva reforça o pedido para que os associados estejam atentos ao descarte correto dos seus resíduos residenciais.
É importante que o lixo esteja acondicionado de maneira correta dentro de sacos e que seja colocado no interior das lixeiras, evitando odores, a proliferação de insetos e tendo cuidado com o meio ambiente. “Quando ele é mal acondicionado, expõe os animais silvestres, como as emas, que podem ingerir objetos que trazem riscos a vida destes, além de contribuir com o atrativo de roedores. Todo este transtorno ainda gera uma poluição visual e desequilíbrio ao meio ambiente”, salienta a diretora do núcleo, Suellen Pimentel.
Para um bom acondicionamento do lixo residencial, os sacos devem ser fechados com lacre ou nó quando estiverem com 2/3 de sua capacidade. O ideal é que, após isso, o saco seja colocado dentro de outro para garantir que não haja vazamento e contato com o coletor. Além disso, objetos cortantes devem ser colocados em garrafas pets (que devem ser cortadas ao meio e depois vedadas com fita) ou caixas de sapato antes de serem colocados no saco de lixo, tanto para evitar romper os sacos quanto para a segurança de quem vai manuseá-los. “Precisamos da contribuição de todos na melhoria do acondicionamento de todos os resíduos gerados”, ressalta Suellen.
Ela lembra ainda que a coleta seletiva também é realizada no Aldeia do Vale, por isso é importante a separação do lixo orgânico do reciclável, tanto nos sacos quanto ao ser colocado nas lixeiras específicas para cada um. “A coleta seletiva de resíduos é fundamental no processo de reciclagem e é preciso realizar de forma correta e bem acondicionada. Solicitamos que os resíduos orgânicos e úmidos sejam separados por sacos e se houver contato com os recicláveis, que preferencialmente sejam limpos antes do descarte, como o papelão, vidros e plásticos, contribuindo com menor impacto financeiro e ambiental para todos”, afirma.
A coleta de lixo no residencial é feita de segunda a sábado, das 7h às 15h. Confira as rotas a seguir e colabore.