O ambiente ao seu redor tem grande influência em seu bem-estar geral. E, quando se trata de nosso lar, lugar em que passamos boa parte do dia, é necessário que seja um ambiente acolhedor. Além disso, o meio em que ela está inserida, é essencial para proporcionar momentos de descompressão.
Para estimular essas boas práticas, neste mês em que celebramos o Janeiro Branco, dedicado à saúde mental, selecionamos algumas práticas simples que ajudam a alcançar grandes benefícios. Confira as dicas:
Esta é uma dica valiosa, pois a prática constante da meditação pode ajudar a diminuir o estresse, a ansiedade, além de regular o sono e melhorar a memória. Procure reservar um espaço calmo e aconchegante em sua casa e alguns minutos para praticar.
Corpo e mente são um só e quando você cuida de um, faz bem ao outro, o que torna as atividades físicas ótimas aliadas na busca pelo bem-estar. Outro ponto que merece ser citado, é que exercitar-se faz com que seu corpo produza hormônios poderosos, como a endorfina ( responsável pela sensação de recompensa e bem-estar) e a serotonina (conhecida como hormônio da felicidade).
A prática da leitura também tem um grande efeito terapêutico, podendo estimular a concentração, memória e raciocínio. E, se alguma vez, você já sentiu sono ao se concentrar em uma leitura, não é à toa, já que ler promove o relaxamento. O que já é um grande incentivo para começar, se você ainda não tem esse hábito.
Esta é outra prática que traz grandes efeitos positivos em nosso psicológico. Além de poder ser feita em família, estimulando as boas relações sociais e o sentimento de pertencimento, o processo em si é prazeroso e ótimo para quebrar a rotina. E, é claro, ao final de tudo você ainda terá uma deliciosa refeição!
Muitas pessoas escolhem o cultivo de plantas em suas casas como um hobby, já que é uma excelente forma de se desconectar do mundo. Cuidar de plantas é uma atividade que nos permite estar em contato com a natureza, porém, exige certa responsabilidade e a junção de tudo isso é o que faz com que seja tão prazerosa. E certamente não poderia deixar de estar em nossa lista.
O cuidado com nossa saúde mental está nos pequenos hábitos do dia-a-dia. Esperamos que tenham gostado das dicas!